2008-03-29

VirtualBox .vdi para Qemu/KVM .qcow2

Como converter um ficheiro .vdi do VirtualBox
  • Verificar se o disco virtual não tem um tamanho estupidamente grande (se sim, reduzir com o vditool)
  • ./vditool COPYDD INFILE.vdi MIDDLEFILE.raw (substituir INFILE e MIDDLEFILE)
  • qemu-img convert MIDDLEFILE.raw -O qcow2 OUTFILE.qcow2 (a minha renitência em especificar o formato de entrada era supor que este seria "raw" mas não ter a certeza e querer verificar o que o qemu-img achava... )
  • kvm -hda OUTFILE.qcow2 -m 256
  • voilá!!!
  • as interfaces de rede são assunto para outro post, a ser feito, se calhar amanhã, sem qualquer tipo de promessa de o fazer no entanto.


Referências:

6 comments:

neca said...

omg o k é isto?

Pedro Francisco said...

Quando criares uma imagem no Virtual Box e te pedirem para pôr em KVM numa máquina Linux, lembra-te deste post :P

Sintra said...

É caso pra dizer, tu dominas.
Mas acho que isto já estava dominado aos anos... ou não?

Pedro Francisco said...

Deste caso específico não; não tenho experiência com KVM porque o meu processador não suporta as extensões de virtualização, de modos a que não havia vantagem até me pedirem isso de o fazer...

Michael said...

nao consegui fazer a conversao. Recebo a mensagem "Error while writing" qdo está no fim da conversao. Até consigo rodar o arquivo gerado no Qemu mas fica cheio de erros pq falta um pedaçõ no fim, ja mudei as permissoes de escrita e continua nao dando certo.

Pedro Francisco said...

Mas devia funcionar.

Tens espaço em disco suficiente?

A minha primeira conversão falhou por falta de espaço em disco...